A menina dos olhos



Kitty Yoshioka*

Quando eu penso em você, sinto um pouco de pena. Ninguém parece gostar de você. As pessoas te xingam, te dão apelidos. Apesar de mais nova, sua irmã faz muito mais sucesso e é muito mais famosa do que você. Dizem que até mais bonita. Não concordo, mas aí é questão de gosto.

Convenhamos, sua vida teve muita injustiça. Acho que ninguém nunca cuidou de você como deveria nem ao menos tentaram. Sua irmã logo nasceu e ficou com toda atenção. E você? Negligenciada, esquecida, deixada de lado. As pessoas só costumam ligar pra você no dia do seu aniversário, e olhe lá, né? Coitada.

Mas, veja bem, estou do seu lado nessa! Vejo o seu charme, suas qualidades, seu jeito peculiar e simples (algumas pessoas falariam simplório). Depois que nos afastamos, pude te ver com outros olhos, com mais carinho. Consigo até sorrir quando penso em você, acredita? E olha que eu detestava conviver com você antigamente. Me desculpe pela injustiça, ok?

De verdade, eu queria muito que encontrasse alguém que cuidasse de você, que te tire da sombra da sua irmã, acabe com esse complexo de vira-lata e mostre pra você e para todos o que tem de bom. E você tem, sim, muitas coisas boas!

Não estou nem de longe negando seus defeitos e ignorando o que tem pra melhorar, hein? Você sabe mais do que ninguém, somos velhas amigas e, por isso, me dou a liberdade de ser sincera. Mas quero te ver crescer e brilhar mais porque acho que você merece.

Olha, muita gente pode achar a sua irmã melhor em tudo, muita gente pode nem saber da sua existência (o que eu acho um crime) e da sua história. Eu mesma conheço pouco você, no final das contas. Mas quero mudar essa relação e quero te conhecer melhor.

Apesar de todo o esquecimento, todos os problemas e da nossa relação conturbada, só queria dizer que eu te amo muito. Minhas melhores memórias são contigo e uma coisa pode ter certeza: podem falar o que for, mas não podem apagar a sua história e importância. Então, fique tranquila, tenho certeza que as coisas vão melhorar em algum momento.

Ei! Não se sinta menos especial, nunca. Você é muito importante também. Só São Vicente tem o título de Primeira Cidade do Brasil, ainda que seja a primeira vila. 

Obs.: Texto produzido durante o curso Crônica: uma Escrita Afetiva, realizado no Lobo Estúdio, em Santos.

Comentários