Publicitários, as palavras sem dor




Por Drika Lucena

O texto abaixo é o discurso de paraninfa que a professora Drika escreveu para os formandos em Publicidade e Propaganda, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos. A formatura aconteceu em 21 de fevereiro. A publicação não se deve somente à emoção provocada na plateia, nos formandos e na própria professora, mas também pela importância das palavras dela neste momento atual.

*****

Boa noite à todos. 

Foi difícil demais preparar o que dizer a um grupo de alunos tão próximos a mim e com os quais tive inúmeras e intermináveis conversas ao longo desses anos. Briguei, chamei atenção, dei conselhos, falei sobre a profissão, a vida, os namorados, família. Ensinei um pouco e aprendi muito. Decidi então falar sobre o que aprendemos juntos no ano que passou. Aprendemos que a vida é mesmo um sopro como dizem e que as pessoas que mais amamos também morrem. 

Perdemos um amigo, alguns avós, mães, e eu, meu pai. Por vezes, perdemos também a esperança, a fé e a vontade de continuar. Mas daí fomos tomados por uma força que veio arrumando tudo, acalmando, acolhendo, ensinando e que, por fim, amenizou um pouco a nossa dor. 

Essa força foi o amor que veio de todas as partes e pessoas e que causou um efeito indescritível, imensurável e irreversível. Esse amor foi se espalhando por todos os lados e, quando vimos, não só conseguimos seguir adiante, como também ficamos mais fortes e ainda mais unidos. Quanto mais amor recebemos, mais queremos retribuir, e esse ciclo serve pra muitas outras coisas na vida... um bom dia, um obrigado, uma gentileza, um gesto de solidariedade, uma ajuda à um desconhecido, um elogio, um abraço... uma palavra. Tudo isso é também uma forma de amar. 

Eu preciso usar esse tempo para falar daquilo que os livros não vão ensinar. Publicitários, de nada vai adiantar serem criativos na sua profissão se não usarem essa criatividade com esse pensamento de amor, de respeito e de preocupação com o outro. Aquela "sacada inteligente" hoje preserva o oprimido e não minimiza opressão. 

Se o que eu crio dói em alguém, não deve ser bom pra ninguém. Publicitário bom é aquele que sabe que ética e respeito vêm antes de qualquer oportunismo de redes sociais ou piadinhas ditas inofensivas. Cada profissional formado hoje aqui tem sua função junto à sociedade, e todos vão lidar com pessoas. Sejam humanos nesse trato. 

Cada pessoa que cruza o seu caminho, que está sentada ao seu lado, pode estar vivendo algo difícil, triste e não precisa da sua falta de educação ou da sua impaciência. Vocês estão preparados para exercer uma profissão, mas estão prontos para exercê-la com humanidade? Estão cientes do poder que há num texto bem escrito e numa mensagem propagada? Sabem que uma publicidade preconceituosa, tendenciosa e desonesta pode até matar? 

Por outro lado, imaginem quantas pessoas podem sorrir, se emocionar, aplaudir, se curar, viver e amar diante das suas criações? Se hoje reinam a intolerância, a violência e a falta de empatia e se ser honesto, solidário, educado e correto vira notícia. .. Sejam notícia, então. Nos orgulhem não só profissionalmente, mas como seres humanos conscientes do que é ser humano de fato. 

E, por fim, comecem toda essa onda de amor por dentro da sua casa. Seus pais, seus avós, seus irmãos e seus amigos são as pessoas que mais se importam contigo e que mais querem o seu bem. Abrace, beije, diga que os ama nas palavras e nos atos. Você é um privilegiado. Perceba esse privilégio e divida essa amor com quem não tem. Boa sorte à todos. Eu já tenho muito orgulho de vocês e me sinto igualmente privilegiada por estar aqui essa noite. À vocês, todo o meu mais sincero amor. Boa noite e muito obrigada.

Comentários