Livro conta a vida de pessoas com doenças incuráveis

A obra foi publicada pela norte-americana Amazon

Discutir a possibilidade da morte é um tabu presente em inúmeras culturas. Rituais servem para aliviar o temor, mas também para amenizar as dores de quem poderá partir em breve. Numa sociedade que se alimenta do rejuvenescimento e da beleza, falar abertamente sobre doenças incuráveis representa uma barreira para muitas pessoas, inclusive médicos. 

As jornalistas Beth Soares e Jéssika Nobre conseguiram saltar este muro de silêncio e contar a vida de quatro mulheres da Baixada Santista. Em comum entre elas, enfermidades que podem apenas ser tratadas, jamais curadas, e o desejo imenso de viver.

Destas histórias nasceu Até o Fim, livro-reportagem publicado em edição independente, por meio da norte-americana Amazon. Beth Soares e Jéssika Nobre conviveram com as donas de casa Eguimar Mendes, Silvia Gonçalves, Sandra Coutinho e a veterinária Fabíola Perroni, além dos familiares delas.

Das quatro mulheres, uma delas, infelizmente, faleceu antes da publicação do livro. No entanto, todas sempre encararam doenças incuráveis com bom-humor e se negaram a assumir o confortável papel de vítima.

O livro Até o Fim também traz a experiência dos médicos Franklin Rodrigues, Ricardo Tavares e Ana Claudia Arantes que, ao abordarem o tema cuidados paliativos, tiveram que vencer o preconceito e a descrença, e hoje realizam trabalhos de sucesso.

A obra é originalmente um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Jornalismo, pela Universidade Santa Cecília, em Santos (SP). O trabalho levou um ano para ser escrito, recebeu nota máxima, com publicação sugerida pela banca avaliadora.

Até o Fim teve apoio de três jornalistas: André Rittes, como orientador, Marcus Vinicius Batista, como revisor, e André Azenha, autor do Prefácio da obra.

O livro pode ser comprado pela internet, no endereço eletrônico Create Space.


Comentários

Daniel Simonian disse…
Felizes são os animais irracionais que não sabem que um dia vão morrer. Carregar essa certeza nas costas é foda mesmo!

Que legal! Parabéns por participar desse livro, Marcão!
Grande abraço!